sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Pesca em Portugal é uma actividade económica que foi responsável pelo desembarque estimado de 170 053 toneladas de pescado.Com uma costa de mar abundante em peixe, muitos estuários de rios e acidentes geográficos, como as rias Formosa e a de Aveiro, onde a pesca se apresentava fácil e de elevado retorno, é fácil aceitar que rapidamente o peixe se tornou um elemento primordial para a alimentação, e consequentemente factor de fixação das populações.
Esta actividade tornou-se de crucial importância económica, potenciando o comércio e as artes e saberes ligados à pesca como a cordoaria (fabrico de cordas e redes de pesca), a construção naval, a tanoaria a extracção de sal e tantas outras.
Esta especialização moldou as culturas e tradições não só locais, como nacionais, ritmando ao longo dos séculos a História, a Cultura e a Economia Portuguesa.
A consulta dos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) Português sugere que é um sector que tem vindo a perder peso relativo e absoluto na economia.



Leticia Magalhães *

5 comentários:

  1. eu acho que quando comemos peixe, não nos lembramos o que os pescadores passam, e às vezes, ganham pouco com isso.

    ResponderEliminar
  2. LOL Liliana ;)
    A Magui tem razão, se quizeres fazer disso da tua vida tens muito peixe para comer xD

    Leticia (:

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente a Pesca é um sector profundamente em crise! Pelo menos em Portugal. São as embarcações pouco modernas, falta de formação de pescadores e poucas cotas concedidas a Portugal para pescar, por exemplo, nas àguas marroquinas. Portanto, a pesca está por um fio (que gande xalaça).

    ResponderEliminar