sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Indústria em Portugal!

Portugal depende muita da importação de petróleo e derivados.
O carvão, cuja produção tem vindo a aumentar desde os anos 80, é responsável por cerca de 5% do consumo de energia no país.
Um terço da electricidade de Portugal é fornecido pela energia hidráulica.
Tungsténio, estranho, crómio e outras misturas metais são extraídos em quantidades comerciais e grange perte do tungsténio extraído é exportada.

Tal como o sector fabril as indústrias da banca e dos seguros passarm pela naciolizaão em 1978, com a privatização gradual que começou em 1980. No principio dos anos 90, os bancos privados e as companhias de seguros continuavam a deter entre 80% e 60% dos seus mercados, respectivamente.O inicio do desenvolvimento do mercado financeiro ficou marcado pela entrada de Portugal na Comunidade Europeia.



(publicado por Leticia)

5 comentários:

  1. A indústria talvez tenha sido a salvação do nosso país. Mas não podemos desanimar. Nós vamos ultrapassar esta má fase, apenas temos de ser optimistas e confiantes.

    ResponderEliminar
  2. A importação de combustíveis fósseis é um dos nossos grandes problemas e, pelo andar da carruagem de energias alternativas, não é tão cedo que o cenário muda. Talvez apostar a fundo nas industria de grande Valor Acrescentado Bruto (lucrativas) seja a solução. Mas para isso há necessidade de apostar nos recursos humanos e isso não se faz de um dia para o outro!

    ResponderEliminar
  3. Carolina também tenho uma opinião mais ou menos igual a tua!....
    depois da tempestade vem abundância resta saber quando é que chega esse dia!

    ResponderEliminar