segunda-feira, 9 de maio de 2011

A AGRICULTURA COM CUNHO DO MEDITERRÂNEO!

• Os traços essenciais da agricultura portuguesa têm o cunho do mediterrâneo: o predomínio dos cereais, entre estes o trigo e o milho, a importância das culturas arbustivas e arbóreas, a extensão das áreas de regadio e a predominância do gado miúdo. Nem todos são comuns à extensão do território ou coexistentes na mesma região: mas procedem de análogas influências naturais ou exprimem idênticas necessidades económicas. Do mesmo modo, o regime de propriedade não se exime à extrema fragmentação ou às tendências latifundiárias, duas taras mediterrâneas que fazem oscilar a cultura entre uma quase jardinagem, que não satisfaz as necessidades de uma família, e uma exploração extensiva, (...)
Orlando Ribeiro, Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico: esboço de relações geográficas, Lisboa, Sá da Costa! 

Fonte: Livro de geografia (11ºano) 2010/2011
• Portugal, sofreu um decréscimo de cerca de 8% na superfície total de exploração agrícola, apesar de a superfície total de explorações agrícolas continuar a ocupar mais de metade da superfície total do país. Contudo, a sua repartição no território não é uniforme, verificando-se que:
- as regiões do litoral foram as que apresentaram uma menor representatividade;
- o Alentejo foi a região com maior expressividade (quase ¾ da sua superfície corresponde a explorações agrícolas).

Leticia *

1 comentário:

  1. A verdade é que Portugal já não tem tanta produção agrícola como havia a uns anos atrás. Agora as pessoas preferem ter tudo as mãos e por isso está tudo como está na verdade!
    Leticia *

    ResponderEliminar