segunda-feira, 14 de março de 2011

Sismo no Japão pode ter consequências em Portugal!

«Há fenómeno de interacção entre sismos e vulcões, que podem ter um alcance muito longo».
O sismo de 8.9 na escala de Richter que ocorreu no passada sexta-feira no Japão pode vir a ter consequências em Portugal. A Agência Meteorológica do Japão adverte para um risco elevado de, até quarta-feira, ocorrer um novo terramoto com magnitude 7 ou superior. «Quando há um sismo muito grande aumenta a sismicidade e a interacção pode ter um alcance muito longo», explica Susana Custódio, responsável pelo Laboratório de Sismologia do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra. «Sabemos que há interacções entre sismos e vulcões, mas não conhecemos bem o alcance desta interacção. É difícil prever o que poderá acontecer nos Açores», explica Susana Custódio. A investigadora ressalva o facto de Portugal estar muito longe do Japão. «Não é a coisa mais óbvia. Será de esperar mais interacção entre sismos na Indonésia, por exemplo. Mas é possível».

                         Os destroços de um país



(adaptado: Cláudia)                Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/

3 comentários:

  1. Sim, a imagem é forte mas deve-se ao tsunami! Quanto à influência do sismo, do ponto de vista ecológico não sei, mas do ponto de vista económico tenho a certeza que cá chegará! Aliás, a todo o Mundo!

    ResponderEliminar
  2. Esta é uma imagem muito forte, mas acredito que haverão situações muito piores. O que quero dizer com isto é que nós não imaginamos metade do sofrimento daquelas pessoas, e vamos rezar para que nunca venhamos a sentir o mesmo.

    ResponderEliminar